Recentemente, na lista de discussão sobre Firebird (do site firebase.com.br), tive a oportunidade de conhecer um recurso adicionado na versão mais atual e estável deste gerenciador de banco de dados, a versão 2.5 e a funcionalidade esta na sintaxe da sentença "EXECUTE STATEMENT".
Esta sentença ja é conhecida desde a versão 1.5, e ja utilizei ela, para montar SQL dinâmico, formado com concatenação de string, mas a sintaxe adicional é a "ON EXTERNAL".
Dentro de uma procedure ou trigger, seria usado algo como:
EXECUTE ETATEMENT :sql
WITH COMMON TRANSACTION
AS USER :user
PASSWORD :password
ON EXTERNAL :databasepath ;
É algo bem recente, tanto que pessoas que tem a imagem relacionada ao Firebird, ainda não a utilizaram.
Sobre a UDF de Database Link, o recurso nativo da versão 2.5 faz com que não seja necessário a instalação da funcionalidade desenvolvida por mim, desde que a integração seja entre 2 bancos de dados Firebird.
Mas é bom saber que a UDF DBLink no qual trabalhei, permite trabalhar com ODBC, portanto o trabalho vai muito mais, podem consultar ou inserir dados em diversas outros tipos de sistemas gerenciadores, como o Postgresql, Oracle e até mesmo o Excel, que são casos em que ja testei.
Em resumo, os requisitos para o "EXECUTE STATEMENT ON EXTERNAL" será um Firebird versão 2.5 e outra base externa que deverá ser Firebird também.
Ja o UDF Database Link pode ser utilizado no Feribird 2.1 (no qual testei, talvez funcione no 1.5), servidor Windows e fonte de dados ODBC para conectar a outra fonte de dados, podendo ser até mesmo Excel.
Mais detalhes, pode ser encontrado no manual de referencia da linguagem do Firebird:
http://www.firebirdsql.org/refdocs/langrefupd25-psql-execstat.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário